Notícias

Nova iluminação de led é instalada na ciclovia da Av. João Pinheiro

A Prefeitura Municipal, por meio da DME Energética, está implantando melhorias na iluminação pública da ciclovia, da Avenida João Pinheiro. Ao transitar pelo local, já é possível perceber a mudança no aspecto luminoso. A princípio serão trocadas 375 luminárias e o custo total do projeto é de R$ 265 mil, sem alteração do poste, somente troca de luminárias. A equipe técnica da DMEE iniciou o trabalho no fim do mês de julho e a previsão de conclusão é na primeira quinzena de setembro.

LÂMPADAS

As lâmpadas vapor metálico apresentam rendimento de aproximadamente 80 lumens por watt, enquanto as de LED apresentam um rendimento de 130 lumens por watt, um rendimento 62,5% maior de fluxo luminoso, sem aumento de potência da lâmpada. Além disso, as novas luminárias têm uma vida útil de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas metálicas utilizadas anteriormente, possuem uma vida útil média de 10 mil horas, o que diminui o gasto com manutenção. Outro ponto importante, é que as luminárias de LED dispensam o uso de globo, com isso o rendimento do fluxo luminoso é maior. Os globos retirados eram de polietileno e ficam amarelados com o passar do tempo, reduzindo o fluxo luminoso.

OUTROS BENEFÍCIOS

Segundo Nivaldo Morais, da Gerência de Serviços Especiais, existem outros ganhos com a mudança para a tecnologia LED. “Podemos dizer que o tipo de luminária instalada dificulta ações de vandalismo, que são recorrentes na região. Elas são mais reforçadas, totalmente de metal. A trepidação da via, devido ao movimento intenso do tráfego, também danificava as lâmpadas vapor metálico, o que não acontecerá mais agora”, explica.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais