Notícias

Reservatórios do município atingem volume máximo

DME informa as condições atuais do Bortolan e Cipó

Desde outubro de 2017, a DME disponibiliza em seu site (http://www.dmepc.com.br/noticias/dados-reservatorios) o acompanhamento semanal dos dados, atualizados toda segunda-feira, das represas sob sua gestão. A Represa do Bortolan, que no dia 09/10/2017 estava com nível de 1,87m negativos e volume útil de 42%, hoje está em seu nível máximo com volume útil de 100%. A Represa do Cipó estava com 6,52m negativos e volume útil de 34% no mesmo período, hoje está no nível máximo, com 21 cm além da cota do vertedor.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios da região sudeste devem chegar ao final deste ano atingindo cerca de 30% da capacidade, bem melhor do que os 18% observados em 2017. O cenário previsto é baseado no comportamento médio das condições climáticas, que podem variar de um ano para o outro.

De acordo com o Diretor Superintendente da DME Energética, Marcelo Dias Loichate, analisando os dados locais, as chuvas acumuladas até o dia 15 de abril de 2018 são inferiores quando comparadas com o mesmo período de 2017. “Em 2017, foram registrados 831,2 mm de precipitação e este ano, alcançamos 747,15 mm acumulados, ou seja, 84 mm a menos”, explica.

Diante da recuperação do nível dos reservatórios do município e com as chuvas observadas nos últimos dias, a tendência é que as pessoas esqueçam a importância do consumo consciente de água e energia elétrica. 

É importante lembrar que bons hábitos de consumo devem ser adotados a longo prazo, já que o início do período seco e consequente redução do volume dos reservatórios, são previstos a partir de junho. As primeiras pancadas de chuva normalmente são esperadas na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca.

Quem Somos

As empresas do Grupo DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais