Notícias

DME realiza apresentação do Plano de Segurança da Barragem do Cipó

Reunião contou com integrantes da rede de atendimento de emergências

Na manhã da última quinta-feira (28), a DME reuniu em sua sede administrativa, representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (incluindo Polícia Ambiental e Rodoviária), Polícia Rodoviária Federal, Alcoa e Grupo de Trabalho da DME para implantação do PAE (Plano de Ação de Emergência), para a apresentação do Plano de Segurança da Barragem Lindolpho Pio da Silva Dias (Cipó). 

A abertura do encontro foi realizada pelo Presidente da DME Participações, José Carlos Vieira, seguido pelo Promotor de Justiça, Dr. Sidnei Boccia, explicando a necessidade e a importância dessa iniciativa. O Diretor Superintendente da DME Energética, Eng. Marcelo Loichate, expôs a situação de cada uma das barragens sob responsabilidade da DME. 

A Represa do Cipó fica localizada junto ao Ribeirão do Cipó / Rio das Antas / Rio Pardo, afluentes do Rio Grande. Foi inaugurada em 23 de maio de 1999 e tem a finalidade de regularizar a vazão do Rio das Antas para geração de energia elétrica, permitindo inclusive a captação de água pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), para tratamento e abastecimento público.

A barragem é a maior existente no município, possui 400m de extensão e 27m de altura. Foi construída no sistema de aterro compactado e o lago é formado por aproximadamente 36 milhões de metros cúbicos de água.

Os participantes realizaram visita na área do reservatório, onde  puderam verificar as condições de segurança do empreendimento, bem como os dispositivos de monitoramento e as ações que são realizadas pela equipe da DME. O encontro propiciou também, o compartilhamento de dados e informações, além de permitir contribuições de todos os envolvidos.

“Foi um período muito proveitoso, em que a empresa pôde expor a situação real, conscientizar e passar segurança aos agentes. São construções importantes e que merecem sempre um cuidado especial”, explicou o Presidente, José Carlos. 

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais