Notícias

Pipa provoca interrupção ao fornecimento de energia elétrica

DME orienta sobre os cuidados ao soltar pipa

Foi registrada na tarde desta segunda-feira, 2, interrupção não programada ao fornecimento de energia elétrica, com duração de 56 minutos e que atingiu aproximadamente 3 mil consumidores, localizados em parte das regiões oeste e central. Os bairros afetados foram: Centro, Alto da Serra São Domingos, Chácara Santa Bárbara, Gama Cruz, João Pinheiro, José Carlos, São Domingos, São Jorge, Serras Azuis, Vila Cruz, Vila Nova e Vila Rica.

A equipe técnica da DME identificou no bairro Vila Rica, na Rua Rio Claro com Rua Vila Rica, que uma linha de pipa com cerol foi a responsável pela ocorrência. A linha cortou um cabo de alumínio, que conduz energia a 13 mil e 800 volts.

A linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes) é um produto ilegal, por isso, pais e responsáveis devem estar atentos e não permitir que as crianças e adolescentes utilizem nas pipas. Esse material em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. Como verificado neste caso atendido pela DME, a linha com cerol também pode romper fios e cabos elétricos.

Com as férias escolares chegando e o período seco com ventos fortes, a brincadeira de empinar pipas se torna comum. Mas, sem orientação e lugar adequado, a atividade pode se transformar em um grande perigo para a segurança das crianças e transtornos para a população, causando graves acidentes e problemas na distribuição de energia elétrica.

“Novamente alertamos a população, os meses que mais nos preocupam são Julho, Agosto e Setembro, já que as condições climáticas favorecem a brincadeira. Além disso, os restos de pipa que ficam presos na rede podem provocar problemas no fornecimento, principalmente quando tem início o período chuvoso”, alerta o Supervisor de Manutenção da Distribuição, Olivar Muniz. Para todos esses casos, basta entrar em contato com o atendimento 24 horas, através do 0800 035 0196, e relatar o problema.

Atenção para as dicas:

- Não use linha com cerol;

- Campos abertos são os melhores lugares para soltar pipa;

- Na hora da confecção da pipa não use papel laminado e linhas metalizadas, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;

- Caso a pipa fique presa nos fios elétricos ou em árvores, não tente retirá-la;

- Em caso de relâmpago recolha a pipa rapidamente;

- Não solte pipas em dias de chuva;

- Dê preferência para pipas que não precisem de rabiola.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais