Notícias

ANEEL divulga dados sobre o fornecimento de energia elétrica no país em 2017

Destaque para a DMED na terceira posição entre as empresas de pequeno porte

Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) torna público o ranking da continuidade do serviço das distribuidoras de energia elétrica do país. A publicação referente ao ano passado, foi realizada no dia 15 deste mês. A classificação é feita de acordo com os valores apurados de indicadores que demonstram a duração e a quantidade de interrupções ao fornecimento de energia elétrica, DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), respectivamente.

De modo geral, os indicadores apurados estão abaixo do limite estabelecido e menores que os de 2016, demonstrando melhora dos serviços prestados pelas concessionárias, ou seja, queda na média de horas sem energia e menor número de interrupções ao fornecimento.

Desempenho da DME Distribuição

No período de janeiro a dezembro de 2017, a ANEEL avaliou todas as concessionárias do país, que foram divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil, e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

A DMED ficou na terceira posição no ranking das de menor porte, mantendo o mesmo lugar registrado em 2016, porém, apresentando melhora no desempenho global. Importante destacar que o resultado alcançado pela distribuidora é melhor que o da empresa que ocupa o primeiro lugar no ranking das concessionárias de grande porte.

Importância do Resultado

Para as empresas do setor elétrico, a duração da interrupção relaciona-se com a gestão do sistema de distribuição, enquanto a frequência reflete a fragilidade do sistema frente ao meio ambiente, o envelhecimento ou a falta de manutenção adequada. Em termos práticos, registros de falta de energia elétrica causam transtornos à população. Por isso, o ranking demonstra a importância da evolução das empresas, a busca pela continuidade e qualidade no serviço prestado. É um mecanismo de fiscalização e apuração de resultados.

“Estes indicadores possibilitam que haja controle de desempenho, através de normas específicas em função da performance de cada distribuidora. Estamos satisfeitos que a DMED se mantenha entre as melhores colocadas. Isso significa que estamos cumprindo o que determina nosso contrato de concessão e que temos o compromisso de realizar os investimentos necessários”, destaca Alexandre Afonso Postal, Diretor Superintendente.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais