Notícias

DMED informa como evitar acidentes com a rede elétrica no carnaval

O clima carnavalesco vem tomando conta da cidade. Por isso, o alerta vai para os foliões ficarem atentos, já que a energia elétrica tem papel fundamental durante a festa.

O Gerente de Serviços Especiais da DME Distribuição, Nivaldo Donizetti Morais, explica, por exemplo, sobre os cuidados na montagem de palcos e palanques. “A montagem de palanques requer a atenção dos organizadores do evento, devido à existência das redes elétricas aéreas. Os palanques devem ter sua altura calculada para não se aproximar da rede elétrica. A montagem e a desmontagem dessas estruturas devem ser feitas com cuidado, para que nenhum material se aproxime dos fios da rede durante a movimentação. Veículos de som e trios elétricos requerem uma verificação prévia do trajeto, para evitar a aproximação de suas partes, bandeiras, mastros e de seus ocupantes, dos fios e equipamentos da rede elétrica, respeitando a distância mínima de 1,5 metros”.

Nesse período, também são comuns as ligações provisórias para o funcionamento de barracas e equipamentos de som. Para estes casos, deve haver atenção com as emendas dos fios usados e é importante utilizar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descargas elétricas, lembrando que somente profissionais qualificados podem realizar esse tipo de serviço. “Não é permitido fazer ligações clandestinas. Somente profissionais capacitados e habilitados pelas normas regulamentadoras podem executar serviços em redes elétricas de distribuição”, destaca Nivaldo.

E para aproveitar o melhor do carnaval, outra dica diz respeito a utilização de serpentina metálica. Essas serpentinas têm partículas de metal, que em contato com as redes de distribuição, podem causar curto-circuito e provocar acidentes de grandes proporções. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção à rede elétrica e ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar do cabo, que pode estar energizado, e comunicar a distribuidora.

A DMED disponibiliza atendimento 24 horas ao consumidor, através do 0800.035.0196, e em caso de ocorrências envolvendo o fornecimento de energia elétrica, a empresa conta com equipes técnicas de emergência e em regime de sobreaviso.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais