Notícias

DME Distribuição celebra Termos de Parcerias com UNIFAL/FACEPE e IFSULDEMINAS/FADEMA

Serão implantados projetos de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento

 

No mês de agosto, a DME formalizou as parcerias estabelecidas com a UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas) e IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais), para realização de projetos prioritários e estratégicos, previamente aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), utilizando recursos dos Programas de Eficiência Energética (PEE) e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) daquela Agência.

Na cerimônia de assinatura dos Termos de Cooperação, as instituições de ensino foram representadas pelo Reitor da Universidade de Alfenas, Prof. Dr. Paulo Márcio de Faria e Silva, a Vice Presidente da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, Profª Drª Marília Caixeta Franco Ariosa, o Diretor Geral do Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS, Dr. Thiago Caproni Tavares e o Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado, Sr. Luciano Olinto Alves. Também estiveram presentes os Diretores da DME Distribuição, Alexandre Afonso Postal e Miguel Durante de Oliveira, o Diretor da DME Energética, Marcelo Dias Loichate, o Coordenador Jurídico, Marcos Rogério Alvim, além de Cláudia de Souza e Anderson Muniz, coordenadores dos projetos.

Todas as ações de eficiência energética serão executadas no primeiro ano, o qual terá duração de 36 meses. Nos dois Campus de Poços de Caldas, da UNIFAL e do IFSULDEMINAS, haverá substituição das lâmpadas existentes por outras de tecnologia LED (retrofit), implantação de duas minigerações fotovoltaicas e implementação de Comissão Interna de Conservação de Energia.

Apenas com as ações de retrofit da iluminação se espera uma redução de carga instalada da ordem de 30% em cada uma daquelas instituições. As plantas fotovoltaicas instaladas, bem como a estruturação dos laboratórios de pesquisa permitirão à UNIFAL e ao IFSULDEMINAS, a realização de estudos de impactos da geração distribuída sobre a rede da DME Distribuição. Também se espera ao final dos projetos que a UNIFAL-MG e o IFSULDEMINAS estruturem disciplinas e cursos para disseminação de conhecimentos e práticas de eficiência energética e geração distribuída em suas grades curriculares, bem como publicações técnico-científicas que contribuam com a replicabilidade destas ações.

“A energia fotovoltaica depende do sol é, portanto, uma fonte renovável, obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Há um crescimento significativo em sua utilização, com consequente diminuição do valor para instalação. Por isso, a importância desses projetos, não só do ponto de vista ambiental, mas, também, para análise de seu funcionamento e desempenho”, destaca Anderson Muniz, coordenador de P&D da distribuidora.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais