Notícias

Bandeira tarifária continua verde em agosto, sem cobrança adicional nas faturas

Desde abril de 2022, a bandeira se mantém verde, confirmando as boas condições de geração
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu nesta sexta-feira (28/7) que a bandeira tarifária para o mês de agosto será verde. Significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros. Devido às condições favoráveis de geração no país, a bandeira segue verde desde abril de 2022.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “o anúncio da bandeira verde pela ANEEL confirma as projeções feitas, ainda em 2022, de que o ano de 2023 não teria aumento da tarifa em função do acionamento das bandeiras. É importante para a redução de custos das empresas e para trazer mais conforto para o orçamento doméstico das famílias”.
A expectativa da Agência é que esse cenário seja mantido até o final do ano, a partir dos dados disponíveis que permitem a atualização permanente de previsões de acionamento das bandeiras tarifárias.
A bandeira verde, válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. O SIN é a malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia.
 

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais